Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
OK, entendi!
Comunidade do Salvador
Comunidade do Salvador

Sobre a Salvador

Sua História - Seus Princípios - Sua Vida

A Igreja Evangélicade Confissão Luterana no Brasil – IECLB - surgiu a partir da imigração de alemães ao Brasil, iniciada em 1824. Estes imigrantes eram, na maioria, luteranos, descendentes diretos da Reforma iniciada por Martim Lutero.

Grande parte deles foram trazidos ao Rio Grande do Sul e se assentaram em regiões do interior do estado. Trouxeram consigo suas Bíblias e seus hinários com hinos luteranos. Com sua fé e seu trabalho abriram picadas, cultivaram a terra, criaram comunidades e construíram igrejas/templos.

A partir dos anos de 1950, principalmente, asgerações mais novas destas famílias de imigrantes luteranos começaram a se deslocar para centros maiores, a procura de trabalho nas cidades, que estavam em fase de industrialização. Assim vieram para a zona norte de Porto Alegre, naquela época a inda pouco habitada. A maior parte destes eram advindos das regiões coloniais de Sertão Santana e Itati.

Havia naquele tempo três paróquias luteranas em Porto Alegre, Paróquia Matriz, no centro, Paróquia Martim Luther e Paróquia da Paz. No início da década de 1960, pela distância para chegar às Paróquias Martim Luther e Paz, estes luteranos da zona norte da capital, começaram a se reunir em casas de família para celebração de cultos, especialmente na residência da família do Sr. Arnaldo Propp, situada na ainda pouco habitada, naquela época, rua Benno Mentz.

Mas a partir de um projeto para a construção de um Centro de Atendimento Social e Formação de Mão de Obra para as indústrias na zona norte, da doação de uma área de terra pela Sra. Mathilde Trein Renner, e da doação de uma pequena casa de madeira para a realização dos cultos, em 1964, fundaram a Paróquia do Salvador.

O Centro Social logo se transformou em Escola, e a Paróquia do Salvador, reunindo os luteranos desta região da cidade, construiu seu templo ao lado dela.

Hoje a Comunidade do Salvador é composta de cerca de 1500 pessoas batizadas na Igreja Cristã e membros da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB, mas está aberta a todas as pessoas que a procurarem. Ela reúne estas pessoas em uma comunidade, que tem seu templo localizado na rua Mathilde Trein Renner, 87, no Jardim Itati, onde está localizado o Templo da Comunidade, inaugurado em 1986.

AQUI VOCÊ TEM LUGAR!
Cultos todos os domingos 9h30min

D. Cláudio J.G. Ponce de Leão, 377
Vila Ipiranga | Cep 91370-170 | Porto Alegre-RS

Envie uma mensagem
fechar
Quer participar de algum grupo?
fechar
Divulgue suas habilidades
fechar



AGUARDE...
conteúdo disponível em breve!